Parnaiba no padrão Europeu!





A cidade de Parnaiba acaba de ingressar no programa "Brasil Europeu", que busca fazer com que todas as cidades Brasileiras atinjam o padrão das mais belas cidades do velho mundo.

Como toda mudança gera reações diversas, já temos observado pessoas sem visão de futuro reclamando do início do processo.

Acontece que, na cidade de Parnaiba, segundo pesquisas altamente criteriosas, a melhor forma de começar a busca do padrão seria a de tentar trazer primeiramente os costumes do povo Europeu, como por exemplo, o bom senso de preservação da água. Na Europa, ao contrário daqui, muitas pessoas têm o hábito de não tomar banho com tanta frequência. Sabendo disso e tendo certeza de que não adianta apenas pedir à população que se acostume, a Prefeitura da cidade teve a brilhante idéia de dar uma pequena "forçada" na mudança.

"Tivemos que fazer uma simulação de manutenção no sistema de encanamento da cidade. Não podíamos simplesmente dizer à população que iríamos fechar as torneiras para que eles mudassem o hábito", afirma Nestor Trajano, Secretário Municipal de Transição para o Futuro.


Vendo pelo lado da explicação de Nestor, realmente seria necessária esta situação. Afinal, não podemos chegar a um patamar tão alto sem nenhum sofrimento inicial, certo?

O próximo passo agora é realizar o aterramento dos poços tubulares que estão espalhados pela cidade e conscientizar a população a deixar separada sempre uma pequena bacia com água para os chamados Banhos por Imersão Sueco, onde as pessoas ao invés de usarem a boa e velha "cumbuca" para derramar a água sobre o corpo causando grande desperdício, passam a entrar na bacia, efetivar o aceio e sair.

"Dessa forma, a mesma água poderá ser utilizada duas ou, quem sabe, três vezes!" Afirma Trajano.


O gestor de finanças da Águas e Esgotos do Piauí S.A se pronunciou dizendo que, em consequência do novo plano, as tarifas cobradas pela água potável fornecida pela empresa deverão ser majoradas em virtude da diminuição exacerbada do consumo.

"Infelizmente, se não fizermos isso, a empresa poderá não suportar a queda do consumo e, consequentemente, entrar em processo de falência", afirma o jovem Gastão Liquefárcio, gerente de finanças da AGESPISA, dedilhando seu Tablet.


Temos informações precisas de que a água para consumo, ou seja, água para beber e cozinhar, passará a ser vendida em garrafões de 20 litros, fornecidos pela J.U.R.E.M.A - Junta Única de Reabastecimento Estadual Mensal de Água.

Quem diria, hein? Lembram quando o Sr. Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, comparou Parnaiba com Paris? Já era visão de futuro.

Gostei...Mãe Dinah no Bolso!




Estamos no comecinho, ainda de baixo, mas chegaremos lá! Já pensou uma Torre dessa no lugar do nosso monumento da águia (Mas com a águia no topo, claro)?


Nenhum comentário:

Postar um comentário